Etapas do Processo Criativo: Usabilidade

O conceito de usabilidade está íntimamente relacionado com a capacidade do usuário / cliente interagir com um produto ou serviço de forma prática (ao seu ponto de vista), harmonizando três elementos relacionados à sua experiência: Rapidez com que os usuários / clientes podem aprender a usar alguma coisa, a eficiência deles ao usá-la, o quenato lembram daquilo, seu grau de propensão a erros e o quanto gostam de utilizá-la. Se as pessoas não puderem utilizar, ou se mesmo não quiserem utilizar um produto ou serviço, ele provavelmente não precisará existir. Falar em Design sem abordar Usabilidade é o mesmo que projetar para máquinas, quando nosso contexto é intensamente voltado para a interação homem-máquina, sendo o ser humano o foco da discussão.

Avaliação Heurística

A Avaliação Heurística é uma técnica utilizada para que se conheça a percepção de satisfação do usuário / cliente em contato com um produto ou serviço, a fim de compreender oportunidades para entregar uma experiência mais alinhada com as expectativas e empática com o consumidor alvo. Esta avaliação pode ocorrer de diversas formas e varia de projeto para projeto, onde essencialmente são definidos indicadores de qualidade e aplicados em um sistema, site, embalagem, etc., e até mesmo nos pontos de contato das pessoas com os serviços que são consumidos por elas no seu cotidiano, como a hospedagem em um hotel, ou a experiência provida por um serviço de transporte público.

Ergonomia

Projetos ergonômicos são projetos que consideram o ser humano como principal balizador da operação, aplicando teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. Um projeto ergonômico tem como missão tornar o projeto compatível com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas-alvo. Sua característica de aplicação exige um olhar multidisciplinar, envolvendo disciplinar como antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia.

Testes A/B

Testes A/B representam um conjunto muito importante de validação da experiência do usuário e está intimamente relacionado a etapa de Prototipação. Sua dinâmica consiste em testar a aceitação e a conversão do cliente em sua jornada, seja ela o manuseio de um produto físico, a navegação em um site de comércio eletrônico ou até mesmo o procedimento necessário para se realizar compras em um super mercado. A conversão é medida selecionando-se um grupo macro de pessoas, que são subdivididas ao passo que cada grupo testa uma possibilidade de operação diferente das demais possibilidades, a serem experienciadas pelos demais grupos. Através de métodos avaliativos relacionados à KPIs (Indicadores Chave de Desempenho), é eleita a melhor operação de usabilidade, para posterior implementação/produção.

Imagem relacionada a usabilidade

Quer conhecer mais?

Excelente! Entre em contato, comece a pensar fora da caixa e gere inovação para o seu negócio e para os seus clientes.

Escreva para mim »