Prototipação
Criar protótipos de serviço e de produtos tangíveis, testando a operação e, mais importante, a percepção de valor dos seus clientes.
Etapas do Processo Criativo: Prototipação
Apesar de ser uma das últimas etapas do processo criativo, pela lógica do Design Thinking, a prototipação envolve dinâmicas colaborativas e práticas de alta eficácia para que seja calculada o ROI sobre a experiência do usuário / cliente, no processo de consumo de um serviço. A ideia é independente do que seja testado, uma operação de serviço (intangibilidade), ou um produto físico (tangibilidade), que se aprenda algo no processo. Este é o momento em que se validam as ideias e se consolida toda a estratégia seguinte, na construção de um serviço, marca ou produto, na ótica de empatia com o cliente.
Site Map
O Mapa do Site é um organograma gerado com base nas fases anteriores, que apresenta todas as interações hierárquicas de um usuário ou cliente sobre um serviço, ou um produto, como por exemplo um site. Em um portal (seja internet, intranet ou extranet), o Site Map especifica as várias telas e mostra a relação hierárquica entre elas. Apesar de ser gerado na fase de Prototipação, o Site Map é um artefato de controle "vivo" e orbita ao logo de todo o projeto, desde sua existência, podendo ser refinado durante todas as etapas as demandas posteriores, se necessário.
Protótipos de Baixa Fidelidade
A criação de Protótipos de Baixa Fidelidade está relacionada com o fato de se gerar a documentação de requisitos relacionados ao projeto, seja um portal, um mobile app, um sistema ou um serviço que utilizará recursos de interação homem-máquina. Geralmente o processo de criação deste artefato é manual (esquemas feitos a mão livre) e pode ser conduzido com uma dinâmica colaborativa, onde ocorre o conceito de Design Participativo. Os Protótipos de Baixa Fidelidade permitem que as ideias sejam testadas antes que se faça a prototipação da experiência.
Wireframes
Os Wireframes são conhecidos, por ilustrar a etapa de Prototipação, como uma das mais importantes entregas realizadas em um projeto de Design. Seu objetivo é apresentar a navegação e a interface do sistema, site ou portal, simulando situações reais de uso; contendo somente as funcionalidades necessárias para os testes, retratando sua usabilidade.
Encenação
É́ uma simulação improvisada de uma situação, que pode representar desde a interação de uma pessoa com uma máquina até um simples diálogo entre pessoas para encenar aspectos de um serviço. A práticas de encenação são aplicadas para testar uma interação para construir e detalhar as etapas, e melhorar a experiência.
Storyboard
Trata-se da representação visual de uma história através de quadros estáticos, compostos por desenhos, colagens, fotografias ou qualquer outra técnica disponível. Os Storyboards são muito úteis para comunicar uma ideia a terceiros ou para visualizar o encadeamento de uma solução, com o objetivo de se detectar aspectos em aberto no produto ou refinar um serviço final.
Prototipação da Experiência
É nada mais, nada menos, que a simulação de artefatos materiais, ambientes ou relações interpessoais que representem um ou mais aspectos de um serviço, de forma a envolver o usuário e simular a prestação da solução proposta. Nesta etapa a ideia, a prototipação tem por objetivo simular os aspectos abstratos dos serviços, de forma a validar o entendimento e as sensações em cada ponto de contato. Serviços são experiências fluidas e dinâmicas, que se desenrolam ao longo de um período de tempo, através de uma sequência de eventos e, portanto, deve-se projetar cada elemento e gerenciar as interações dos usuários a fim de desenhar uma solução encantadora.
Quer conhecer mais?
Excelente! Entre em contato, comece a pensar fora da caixa e gere inovação para o seu negócio e para os seus clientes.