Perspectivas

Nesta segunda-feira, dia 15/03 o GAP RJ – Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro, realizou o primeiro dia do evento Perspectivas. Seminário este, que propõe a discussão de  movimentos como a ascensão ao consumo das classes populares, o engajamento nas questões socioambientais, o universo conectado em muitas plataformas, além de outros desafios da publicidade para manter-se relevante.

Para discutir estas questões, o GAP RJ convidou Luiz Lara (CEO da Lew’Lara/TBWA e Presidente ABAP); Ken Fujioka (diretor de planejamento de JWT Brasil); Gal Barradas (vice-presidente de negócios e gestão de marcas do Grupo TV1) e Nádia Rebouças (sócia–diretora da Rebouças & Associados).

Na primeira palestra da noite, “Desafios do Planejamento”, Ken Fujioca, abordou o valor que se agrega ao produto criativo quando desenvolvido com planejamento. Além de apresentar os 3 velhos “inimigos” da vida dos planners. E são eles:

1 – O pré-teste

Na visão de Fujioca, o pré-teste não acrescenta nada e muitas vezes acaba destruindo a visão sobre o produto criativo final a ser viabilizado. E como exemplo citou a falta de apropriação de se produzir um animatic do vídeo da campanha abaixo viabilizado pela Nike:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=vL7IhfM2nso&feature=related]

2 – A moda das tendências de planejamento

Os vulgos “Videntes Culturais” ou “Futurólogos” não devem ser descartados é claro, mas deve-se perceber até que ponto é válido se deixar influenciar por estes “Analistas de Tendências”.

3 – A superficialidade da relação criação-planejamento

Segundo Ken, o ceticismo e hipocrisia levam a essa relação complexa entre diretores de criação e diretores de planejamento. Há uma visão sobre o planner (por parte da área de criação), de que esse profissional tem uma postura de juíz, engessando a sua criatividade. E de que o planner não cumpre com que combinado….  E a solução proposta foi: “planejadores, entendam os criativos e sejam sinceros com eles.”

A segunda palestra da noite, “Conectividade” , foi ministrada por Maurício Tortosa, (CEO da Cherry Plus) que substituiu Gal Barradas, por problemas de saúde.

Com uma abordagem ao mesmo tempo que simples e direta, Maurício apresentou uma interessante abordagem sobre a era da informação, as conexões entre as pessoas, o que sustenta essas conexões e o futuro da comunicação mobile. Ao final da palestra, houve um espaço para perguntas onde Maurício abordou as redes sociais como uma nova forma de mídia e publicidade.

Porém sabemos que o planejamento em redes sociais ainda é algo muito novo.Esse cenário me lembra o início da Internet, quando ainda reinava a incerteza do que era a web mas que todos queriam estar lá.

E a evolução aconteceu, e continua acontecendo…Cada vez mais rápido.

Amanhã trarei a cobertura do segundo e último dia do Seminário Perspectivas.

Abraços a todos.

Comments (1)

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>