Etapas do processo criativo: Imersão e Pesquisa

Um projeto eficaz em design de serviços considera as pessoas, a dinâmica do modelo de negócios e o contexto de negócios onde elas estão inseridas. Por exemplo; Em um serviço de apoio a tomada de decisão, é indispensável conhecer os indicadores e onde os dados se encontram, porém é fundamental também entender o processo, a dinâmica e frequência que o processo de tomada de decisão exige. A fase de Imersão e Pesquisa caracteriza-se por uma aproximação do contexto do problema, tanto do ponto de vista da empresa (o cliente) quanto do usuário final (o cliente do cliente).

Reenquadramento

É examinar problemas ou questões não resolvidas em uma empresa sob diferentes perspectivas e diversos ângulos, permitindo, assim, desconstruir crenças e suposições dos atores (stakeholders), e quebrar seus padrões de pensamento, ajudando-os a mudar paradigmas dentro da empresa e, com isso, dar o primeiro passo para alcançar soluções inovadoras. O processo de reenquadramento acontece em ciclos de captura, transformação e preparação, que se repetem até que seja alcançado o objetivo de estimular os envolvidos a enxergarem o problema sobre diferentes óticas, criando um novo entendimento do contexto para levar à identificação de caminhos inovadores.

Modelo Lógico de Projeto

O Modelo Lógico de Projeto é um elemento fundamental no processo de design e é um diagrama gerado a partir de um briefing de projeto, que apresenta em uma sessão de idealização colaborativa, os fatores motivacionais dos stakeholders em criar o projeto, onde de algumas técnicas de Programação Neurolinguística são levantados os pontos de impacto a curto e médio prazo, os recursos necessários para avançar com o projeto, bem como um mapeamento prévio de atividades que precisam ser executadas para que o projeto atinja seus objetivos (impactos) no contexto a ser explorado. 

Diagrama de Modelo de Negócios

O Diagrama de Modelo de Negócios é uma ferramenta de design de negócios e gerenciamento estratégico, que permite entender, desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. No processo de imersão e pesquisa, é um mapa visual pré-formatado contendo os pontos chave de um negócio, tal como sua proposição de valor, ou seja, tudo aquilo que lhe difere da concorrência, é a razão pela qual os clientes compram de sua empresa e não de outra.

Pesquisa de Campo

A pesquisa de campo auxilia no entendimento do contexto a ser trabalhado e fornece insumos para a definição dos perfis de usuários, atores e ambientes ou momentos do ciclo de vida do produto/serviço que serão explorados nas sessões de colaboração e co-criação. Através da pesquisa qualitativa realiza-se um trabalho de observação passiva e interação com pessoas envolvidas no contexto do projeto. Procura-se por locais relevantes para o entendimento do assunto trabalhado e usuários do produto/serviço, além de indivíduos que atuam no ambiente de comercialização, uso ou suporte. 

Entrevistas

A entrevista é um método que procura, em uma conversa com o entrevistado, obter informações através de perguntas de metamodelo, dentre outras técnicas, razões pelas quais as pessoas compram, agem no seu dia-a-dia, como vivem e como se relacionam com as marcas, bem como se realiza um mapeamento prévio de padrões de empatia com os perfis cruzados.

Personas

Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar. Definir Personas é um método prático para realizar a segmentação de mercado e são úteis para consideração dos objetivos, desejos e limitações de usuários e compradores de marcas com o objetivo de ajudar a guiar decisões sobre um serviço, produto ou espaço de interação tais como o design visual de sites, no processo de imersão e pesquisa.

Mapa de Empatia

A partir de uma (ou mais) sessão(ões) de idealização colaborativa(s) e guiada(s) pelo Designer de Serviços, o Mapa de Empatia é um diagrama onde se realiza uma modelagem dos padrões comportamentais dos diferentes perfis de público alvo, levando em consideração seus sistemas representacionais: o que ele vê, ouve e sente sobre seus produtos, serviços e marcas. A utilização de técnicas de programação neurolinguística e o envolvimento direto do público alvo são fundamentais para eficácia da dinâmica.

Jornada do Cliente

Nesta etapa, após entendido e estabelecido os padrões de empatia com os usuários alvo, realiza-se mais uma dinâmica de imersão e pesquisa e entende-se os passos e as etapas pelos quais esse usuários trafegam, sequencialmente, antes de tomar uma decisão sobre uma determinada solução. Seu objetivo é, ainda, entender como fazer parte dessas etapas e capturar a atenção dos usuários, mantendo esse "lead" dentro do seu funil até o momento de conversão.

Imagem de um usuário respondendo um questionário

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