Etapas do Processo Criativo: Ideação e Co-criação

O cérebro humano possui, em sua essência, a estrutura ideal para trabalhar com conceitos, e principalmente com metáforas, que compõem a linguagem do incosciente. A fase de Ideação e Co-criação tem como intuito gerar ideias inovadoras para o tema do projeto e, para isso, utilizam-se as ferramentas de Gamestorming; uma coleção única de jogos que incentivam o comprometimento e a criatividade, enquanto geram mais organização e clareza para o ambiente de trabalho. Estas dinâmicas geralmente são facilitadas pelo Designer de Serviços, que com conhecimento de Programação Neurolinguística (metamodelo, por exemplo), explora os recursos de criatividade individuais dos participantes.

Dinâmicas de Gamestorming

Um projeto de inovação baseado no Design de Serviços e na experiência do cliente, deve engajar e energizar as pessoas, além de inflamar suas emoções. Elementos necessários para resultados criativos. O que é possível aplicando dinâmicas colaborativas do universo do Gamestorming. Este universo apresenta diversos jogos, que fornecem mecanismos de interação e colaboração criativa. Eles criam uma linguagem comum para descrever sistemas, permitindo aos jogadores conectar e compartilhar informações e idéias livremente, mesmo quando eles vem de diferentes disciplinas que normalmente não se comunicam bem com os outros, afinal um espaço de jogo reduz o medo, suspendendo a realidade e criando um lugar emocionalmente seguro para a exploração e a introdução de "desapegada" de idéias. Em outras palavras, gamestorming nada mais é do que um conjunto de práticas de brainstorm, regrados, organizados, facilitados por um Designer de Serviços; que possuem objetivos distintos, limites mínimo e máximo de pessoas envolvidas e tempo previsto de duração. Alguns exemplos de jogos colaborativos: Análise SWOT, Matriz de Stakeholder, Mapa de Empatia, entre outros. Assista abaixo um vídeo produzido para explicar rapidamente o conceito do Gamestorming. [O vídeo está em inglês, no entanto é possível inserir a legenda pelo próprio player do youtube]

Sessões de Co-Design e Idealização

São encontros organizados na forma de uma série de atividades em grupo com o objetivo de estimular a criatividade e a colaboração, fomentando a criação de soluções inovadoras. Geralmente são convidadas as pessoas que podem ter envolvimento direto ou indireto com as soluções que estão sendo desenvolvidas, ou seja, o usuário final, os funcionários da empresa que demanda o projeto e a equipe que atua como facilitadora da dinâmica. Trata-se do movimento prático dos jogos do Gamestorming, pilar principal da fase de Ideação e Co-criação.

Storytelling

Storytelling está relacionado ao ato de organicamente, gerar emoção nos usuários/clientes, a medida que uma narrativa é contada a ele. O conceito de narrativa é, atualmente, um dos principais fatores de apelo emocional que uma marca pode provocar em seus clientes. Sendo utilizado com precisão, o conceito de storytelling, presente na fase de Ideação e Co-Criação, estrutura uma narrativa com um propósito, dentro dela, capaz de embutir ordens e informações que levem o interlocutor a se engajar, agir, aceitar ou rejeitar uma ideia, provocando mudanças nas ações de seus clientes, enquanto a marca simplesmente lhe conta uma história. "Uma pessoa não compra o que uma empresa faz, mas porque ela o faz".

Menu de Ideias

Trata-se de um catálogo apresentando a síntese de todas as ideias geradas para projeto, na fase de Ideação e Co-criação. Pode-se incluir comentários relativos às ideias, eventuais desdobramentos e oportunidades de negócio. Sua aplicação é ampla, podendo ser usado em reuniões colaborativas, apresentações de projeto e workshops de cocriação quando é necessário tangibilizar o montante de ideias geradas e, assim, permitir melhor visualização para tomada de decisão. Também serve como documentação dos resultados parciais do projeto.

Matriz de Retorno e Inovação

A Matriz de Retorno e Inovação é uma ferramenta de análise estratégica das ideias geradas na fase de Ideação e Co-criação, utilizada na validação destas em relação ao Mapa de Premissas, bem como às necessidades das Personas criadas no projeto. O objetivo deste recurso é apoiar o processo de decisão, a partir da comunicação eficiente dos benefícios e desafios de cada solução, de modo que as ideias mais estratégicas sejam selecionadas para serem prototipadas.

Imagem de uma pessoa colando post its em uma sessão de Ideação e Co-criação

Quer conhecer mais?

Excelente! Entre em contato, comece a pensar fora da caixa e gere inovação para o seu negócio e para os seus clientes.

Escreva para mim »