Gestão da Inovação
A Gestão da Inovação é o único caminho para fechar efetivamente a lacuna entre as demandas dos consumidores e o mercado cada vez mais competitivo.
Etapas do Processo Criativo: Gestão da Inovação
Inovar sem aplicar gestão é o mesmo que executar sem planejar. O ciclo de inovação, requer, para seu sucesso, um processo de gestão das ações e de aferição de resultados. As empresas que pensarem de forma inovadora, no Brasil, certamente deixarão as demais para trás, visto que mesmo sendo um país criativo, nossa cultura ainda não está direcionada para a inovação plena. São vários os motivos que nos mantém neste cenário: falta de incentivos governamentais, aversão ao risco e a ousadia, etc. Então, avalie riscos, planeje, avalie novamente, prototipe, avalie novamente, mitigue os riscos, implemente, avalie, colha feedbacks e por fim, ouse mais; e terá seu ciclo de inovação completo.
Foresight
- Pensar o futuro: os possíveis eventos futuros são examinados a partir de tendências de longo prazo e especulações sobre fatos novos e inesperados. Para tanto, utilizam-se técnicas de forecasting, technology assessment, cenários, roadmaps, environmental scanning e outras. São monitoradas especialmente as tendências da ciência e da tecnologia, porém mudanças na economia, na sociedade, na geopolítica e na cultura são também variáveis consideradas;
- Debater o futuro: em geral, o processo de pensar o futuro no foresight é de natureza participativa e requer o envolvimento de diferentes stakeholders, incluindo autoridades públicas, empresas e organizações de pesquisa. Tal processo pode ocorrer em diferentes níveis: transnacional, nacional ou regional. Recentemente, grandes empresas têm também executado Foresights com envolvimento de seus funcionários e de atores externos a ela (Reger, 2001); e
- Modelar o futuro: A identificação de futuros possíveis e desejáveis e a interação e o aprendizado provocado nos participantes levam, paulatinamente, a decisões em diferentes níveis. Dessas decisões se espera sentido e coordenação dos esforços de materialização das visões de futuro construídas. Geralmente, obtêm-se resultados concretos dos estudos e discussões realizadas, e estes são sistematizados e dirigidos para a tomada de decisão em termos de macro diretrizes. Entretanto, o sucesso das ações concretas desenvolvidas depende fortemente das micro decisões dos atores envolvidos, e o processo é realizado de modo que o alinhamento do conjunto de decisões ocorra natural e progressivamente.
Inteligência Competitiva
Gestão do Conhecimento
Quer conhecer mais?
Excelente! Entre em contato, comece a pensar fora da caixa e gere inovação para o seu negócio e para os seus clientes.