Etapas do Processo Criativo: Gestão da Inovação

Inovar sem aplicar gestão é o mesmo que executar sem planejar. O ciclo de inovação, requer, para seu sucesso, um processo de gestão das ações e de aferição de resultados. As empresas que pensarem de forma inovadora, no Brasil, certamente deixarão as demais para trás, visto que mesmo sendo um país criativo, nossa cultura ainda não está direcionada para a inovação plena. São vários os motivos que nos mantém neste cenário: falta de incentivos governamentais, aversão ao risco e a ousadia, etc. Então, avalie riscos, planeje, avalie novamente, prototipe, avalie novamente, mitigue os riscos, implemente, avalie, colha feedbacks e por fim, ouse mais; e terá seu ciclo de inovação completo.

Cruzamento das Abordagens da Gestão da Inovação

Foresight

Foresight é definido como uma atividade que conjuga três diferentes dimensões de um mesmo processo:
    • Pensar o futuro: os possíveis eventos futuros são examinados a partir de tendências de longo prazo e especulações sobre fatos novos e inesperados. Para tanto, utilizam-se técnicas de forecasting, technology assessment, cenários, roadmaps, environmental scanning e outras. São monitoradas especialmente as tendências da ciência e da tecnologia, porém mudanças na economia, na sociedade, na geopolítica e na cultura são também variáveis consideradas;
 
  • Debater o futuro: em geral, o processo de pensar o futuro no foresight é de natureza participativa e requer o envolvimento de diferentes stakeholders, incluindo autoridades públicas, empresas e organizações de pesquisa. Tal processo pode ocorrer em diferentes níveis: transnacional, nacional ou regional. Recentemente, grandes empresas têm também executado Foresights com envolvimento de seus funcionários e de atores externos a ela (Reger, 2001); e
   
  • Modelar o futuro: A identificação de futuros possíveis e desejáveis e a interação e o aprendizado provocado nos participantes levam, paulatinamente, a decisões em diferentes níveis. Dessas decisões se espera sentido e coordenação dos esforços de materialização das visões de futuro construídas. Geralmente, obtêm-se resultados concretos dos estudos e discussões realizadas, e estes são sistematizados e dirigidos para a tomada de decisão em termos de macro diretrizes. Entretanto, o sucesso das ações concretas desenvolvidas depende fortemente das micro decisões dos atores envolvidos, e o processo é realizado de modo que o alinhamento do conjunto de decisões ocorra natural e progressivamente.

Inteligência Competitiva

A Inteligência Competitiva é um instrumento geralmente utilizado por empresas para eticamente identificar, coletar, sistematizar e interpretar informações relevantes sobre seu ambiente concorrencial. A capacidade computacional, dada pelos avanços nas tecnologias de informação, permite a fácil utilização de programas de computador para acesso e tratamento a bases de dados enormes, superando em muito a capacidade de cobertura possível por modos tradicionais de inspeção.

Gestão do Conhecimento

A emergência dos instrumentos de Gestão do Conhecimento se dá a partir do deslocamento do eixo de produção de setores industriais tradicionais (intensivos em mão-deobra, matéria prima e maquinaria) para setores cujos produtos e/ou processos são cada vez mais intensivos em tecnologias de informação e conhecimento, nos quais os fluxos de informação, know how tecnológico e gerencial são fatores críticos de sucesso. A Gestão do Conhecimento pode ser sintetizada como um processo, articulado e intencional, destinado a sustentar ou a promover o desempenho global de uma organização, tendo como base a criação e a circulação de conhecimento (Salim, 2001). A tendência atual para assimilação e uso do conhecimento tácito é a criação de comunidades (geralmente por meio de intranets), promovendo a troca de experiências e idéias sobre questões de interesse das empresas, seja no âmbito técnico, de mercado ou estratégico. Os métodos e técnicas, utilizados na Gestão do Conhecimento, estimulam e justificam a cooperação entre as pessoas, e pressupõem que as estruturas organizacionais devam evoluir em consonância com as características e necessidades do capital intelectual.

Imagem de lâmpada acima da cabeça de um homem - Gestão da Inovação

Quer conhecer mais?

Excelente! Entre em contato, comece a pensar fora da caixa e gere inovação para o seu negócio e para os seus clientes.

Escreva para mim »