Design Estratégico
O Design Estratégico é a melhor forma para criar experiências memoráveis para pessoas, sem perder de vista o negócio
Design é Estratégia
O mundo globalizado, descentralizador de mídias e propagador massivo (e segmentado) de informação vem tornando o ambiente corporativo cada vez mais competitivo. E frente a este cenário cada vez mais complexo, é válido adotar o Design Estratégico e um processo de imersão no contexto de negócio da empresa, destacando sua proposição de valor para seus clientes, percebendo como a marca, seus produtos ou serviços se relacionam com esses clientes, quais são os canais de distribuição de seus entregáveis, seus recursos, parcerias estratégicas e atividades de sua operação. Os conceitos por trás do Design Estratégico devem ser consideradas como primeiro passo para a inovação no seu negócio.
Serviços, Experiências, Pessoas
Os problemas de nossa época requerem uma percepção diferente sobre negócios, produtos, serviços e pessoas. Vivemos na economia da experiência, cujo contexto global moldou o consumidor 3.0, um consumidor exigente e ávido por experiências memoráveis. Como disseram Joseph Pine e James H. Gilmore em seu artigo: “Na medida em que bens e serviços se comoditizam, as experiências de consumo criadas pelas marcas terão cada vez mais importância.” ; o processo de Design Estratégico, mais que nunca, ser orientado às pessoas, e as suas experiências subjetivas percebidas nos pontos de contato com as marcas com que se relaciona.
Design Estratégico
O processo de design se refere ao desejo intrínseco do ser humano de se relacionar com experiências positivas (subjetivas), e para que haja o bem estar, é preciso que exista o desconforto, que pode ser compreendido com um problema, uma dor ou como uma necessidade específica. O Design Estratégico representa elevados graus de competências intelectuais e culturais que centralizam seus estudos em um único objeto de discussão, o ser humano. Aplicar o Design Estratégico no seu negócio é mais que converter a intenção dos seus usuários, é criar experiências positivas e memoráveis para pessoas, as suas pessoas.