Imagem de Promoção do Réveillon Costa Brava 2013

Caso #1 – Réveillon Costa Brava 2013

O dia 21 de Dezembro de 2012 ficou caracterizado por datar o fim do mundo; para alguns, apenas uma transformação, e para outros, a destruição de tudo o que é vivo e não vivo, do que é tangível ou não. Pois bem, acho que os tendencionistas do apocalipse erraram o dia, em compensação, acertaram o mês e o ano.

Era 31 de Dezembro de 2012, e a promessa era de uma festa de Réveillon Boutique, uma festa inesquecível, e foi. O Réveillon Costa Brava 2013, ficará na memória das pessoas que o frequentaram na fatídica virada 2012 – 2013, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Na primeira semana de Novembro de 2012, decidi com mais alguns amigos comprar os ingressos para a festa de Réveillon do Costa Brava, na expectativa de termos algumas horas de entretenimento inigualável às festividades passadas. Tal expectativa foi alimentada pelas promessas/garantias que a produção do evento e seu time de marketing digital apresentou, como:

  • “O número 1”
  • Open Bar Premium
  • Buffet 5 Estrelas
  • Bares Femininos
  • Hairclub
  • Atrações: Mc Sapão, Dj Malboro, Samba de Santa Clara, Bateria do Salgueiro, Mr. Catra, além de outros Djs “quebrando tudo.” E  por fim uma “atração especial internacional surpresa”.
  • Recepção exclusiva “com todo conforto” para quem chegasse antes do evento começar
  • Estacionamento no local (incluso no valor no ingresso)
  • Taxi no local
  • O local

Oras, como pode um evento com essa magnitude vir parar no Tudo pelo Cliente?

O Número 1
Em que? Pergunto-me após a experiência desastrosa proporcionada pelo evento? A expressão “O número 1”, por diversas vezes fora estampada nas peças veiculadas pela produção / time de MKT que promoveu o evento. Talvez eles quisessem passar uma mensagem óbvia, mas que não queríamos acreditar. “o pior entre os piores”, o primeiro a ser descartado”, ou ainda “o melhor engana-trouxa”.

Open Bar Premium
Qual o conceito de Open Bar Premium? Essa pergunta pode lhe passar pela cabeça neste momento; ou não. </ironia mode = on> O fato é que as bebidas apresentadas eram realmente de marcas “conceituadas”, como a Vodka Ciroc (R$ 220,00/garrafa) e Espumante Salton (R$ 13,00/garrafa)… </ironia mode = off>. O principal destaque relacionado ao Open Bar Premium está na ausência das marcas citadas, e outras (Devassa, Black Label, etc.) Isso mesmo que você leu. Faltou bebida no Réveillon Costa Brava 2013.

Aprofundando no tema, o serviço de bar estava baseado em pequenas áreas espalhadas pelo clube, onde as pessoas se dirigiam, enfrentavam filas de aproximadamente 20 minutos para consegui um copo de água. Que inclusive, também faltou. A estratégia de dissipar em “bares” montados pelo evento não previu a logística e distribuição adequada para os mesmos, pois antes da meia noite, alguns bares montados perto do palco principal já não tinham mais Vodka, Energético e nem Água! Havia apenas Whisky, e era servido em copo de plástico-descartável, como de festa de aniversário infantil. Seria essa mais uma mensagem subliminar? Ao invés de servir em copos com conceito Boutique, como era a promessa, servir com copo de aniversário os fizeram poupar mais dinheiro? Pode até ser, mas a que preço? Perder o cliente é o preço.

Ainda neste certame, identificamos cenas incrivelmente absurdas, como alguns garçons consumindo o álcool da festa e negociando garrafas de Salton e Ciroc, com algumas pessoas que pagaram para estar ali. Ou seja, garçons estavam cobrando financeiramente por aquilo que estava incluso no ingresso. Ou pelo menos deveria. É… e ainda teve gente que se sujeitou a isso. Lamentável.. E segura a onda aí porque tem muito mais, o caos só está começando.

Réveillon Costa Brava 2013 - Open Bar Premium

Buffet 5 Estrelas
Outro tópico polêmico. Respondam nos comentários, por favor, o que lhes perguntarei agora: 2 tipos de macarrão (gravatinha + parafuso), arroz, estrogonofe, frango e salada de alface murcho, fazem parte de um Buffet 5 Estrelas, em uma festa Boutique? Nada mais a declarar.

Bares Femininos
Pois é, esses bares até rolaram, mas ir em um bar feminino sem bebida é o mesmo que reservar uma hospedagem em um hotel que não reserva. Isso não existe!? Existe sim, lá no Réveillon Costa Brava 2013, tudo existiu.

O fato é que os homens pediam as mulheres para buscar as bebidas para eles, visto que nos bares convencionais, “pro povão”, já não tinha o que beber.

Mas além de tudo, o Réveillon Costa Brava 2013 conseguiu uma façanha admirável, que foi a implementação desse conceito de mulheres buscarem bebida para o homem, enfrentando fila e trazendo tudo no copinho de plástico descartável. Será que isso pega?

Hairclub
Nome chique, não? Digno de um réveillon boutique! Mas já que o Réveillon Costa Brava 2013 passou longe de ser Boutique, é claro que o Hairclub não existiu.

Tratava-se de uma área especial e gratuita para as mulheres retocarem a maquiagem e os seus cabelos. Este serviço seria prestado por profissionais de beleza e como dito acima, estava tudo incluso no valor do ingresso, das 21h do dia 31/12/12 às 2h do dia 01/01/13.

Outra façanha interessante conquistada pelo evento em questão (está difícil falar esse nome novamente), é que além de mentir para seus clientes, a produção conseguiu mentir (ou não avisar) para seus próprios funcionários sobre a existência dessa área no evento. A resposta dos seguranças era sempre: “Não sei do que você está falando.. Pergunte mais ali pra cima”. É, acho que o dinheiro não deu para contratar seguranças mais educados. Ou, esta pode ter sido uma estratégia semelhante a dos copos plásticos descartáveis…

Réveillon Costa Brava 2013 - Bar Feminino e Hairclub exclusivo

Atrações
É… Digamos que a lista supracitada (Mc Sapão, Dj Malboro, Samba de Santa Clara, Bateria do Salgueiro, Mr. Catra, além de outros Djs “quebrando tudo.”, apareceram parcialmente, visto suas limitações. Limitações estas expressas pela onipresença de alguns destes artistas, como por exemplo o Sapão, que tocou (mas eu não vi), no Costa Brava 2013 e no Réveillon da Gávea 2013.

Enfim… fora os minutos tocados ou cantados ou barulhados por cada um destes acima, os Djs que iriam “quebrar tudo” foram peças importantíssimas para essa experiência inesquecível provida pelo Réveillon Costa Brava 2013.

Acho que eles se sentiram no clima “Funk Forever” e até às 2h da manhã só se tocou FUNK nesse lugar… E nas mãos dos Djs, o funk foi melody. Não que eu desgoste, mas se eu quisesse ouvir apenas Funk eu iria para a Furacão 2000.

Agora, o que realmente impressionou foi a atração “especial internacional surpresa” prometida pelo evento. Foi realmente empolgante curtir uma atração invisível. Será… Será que foi outra mensagem subliminar?? Seria a “vaca no pasto” de um clássico episódio do seriado Chaves?

(Se você não conhece a piada, dê uma olhada nesse link)

Recepção exclusiva “com todo conforto” para quem chegasse antes do evento começar
Onde foi isso? No Réveillon Costa Brava 2013 é que não foi. A festa começava exatamente às 21h, e sabendo que estas festas tendem a atrasar um pouco e gerar uma fila mínima, talvez 100 pessoas no máximo, eu cheguei no local às 20h30. E para minha surpresa não houvera fila!! Mas sim o purgatório.

Imaginei que aquele fosse o dia “D” e que o fim do mundo estava marcado para 31/12/12 e não para 21/12/12 como a mídia (o 4º poder), anunciara. Por uma conta de aproximação, havia 500 ou mais pessoas na minha frente, faltando 30 minutos para a festa começar. E quanto mais o tempo passava, mais pessoas chegavam.

E assim “todo conforto” prometido não fora possível entregar, dado que ficou nítida a expectativa mal calibrada e dimensionada pela produção sobre a quantidade de pessoas presentes e a estrutura de conforto prometida.

Essa quantidade de pessoas acima das capacidades do evento era algo que eu fatidicamente esperava, confesso, pois quase 1 mês e meio após a compra dos meus ingressos (meu e das pessoas que estavam comigo), vi surgir algumas promoções na página do Facebook do evento. Promoções realmente desrespeitosas com os clientes, onde a reclamação pós evento foi tamanha, que a produção / time de mkt do evento excluiu a página.

Uma das promoções consistiu em divulgar o evento em dois sites de compras coletivas: Peixe Urbano e Groupon. E isto aconteceu já no 9º lote. Para que se tenha uma noção, o ingresso estava custando R$310,00 no Groupon, no 9º lote, enquanto que paguei R$340,00 em cada ingresso, no 2º lote (primeira semana de Novembro). É falta de respeito ou não é? E não acaba aqui. Veja abaixo as promoções que eles fizeram no mês de Dezembro:

  • Promoção do fim do mundo (21/12/12): R$ 290,00 por ingresso;
  • Promoção para grupos: R$ 270,00 por ingresso com entrega em domicílio;
  • Promoção de natal (24 e 25 de Dez): R$ 295,00 por ingresso.

Réveillon Costa Brava 2013 - Chegou Antes

Estacionamento no local (incluso no valor no ingresso)
Eu já imaginei que isso seria furada, e como estava com a intenção de beber (e fiquei apenas com a intenção, já que não tinha bebida), consegui uma carona até a Barrinha, um local próximo ao clube. Neste local havia algumas vans levando as pessoas até a entrada do evento. Estas vans estavam contempladas no preço do ingresso e a verdade há de ser dita, este foi o único serviço do Réveillon Costa Brava 2013 que funcionou. Parabéns, mas o saldo ainda continua negativo, bem negativo.

Já na entrada do Clube Costa Brava percebi que o local de fato tinha estacionamento. Para uns 20 carros talvez. E foi interessante ver os flanelinhas cobrando R$ 10,00 por condutor, em cima de algo que estava incluso no ingresso.

Táxi no local
Onde? O único motorista de táxi com quem interagi teve a cara de pau de cobrar R$ 20,00 por pessoa para um deslocamento de 2 km (ou menos), ou seja, R$ 80,00 (éramos 4 pessoas), para uma corrida de 2km. Digno de passar a noite na prisão.

Obs.: a festa acabava às 6h do dia 01/01/13, porém todo o desconforto promovido pelo Réveillon Costa Brava 2013 nos fez abandonar o barco por volta das 3h da manhã. Quando acabou o funk e começou a tocar sertanejo universitário. Perceba, até aqui nada de Gangan Style, outro crime. J

O Local
Fora o serviço de vans da Barrinha até o local do evento, e vice-versa, o local é realmente lindo. A estrutura do clube é digna de palmas e a vista de lá é memorável.

Mas… Infelizmente, a minha lembrança só consegue associar o clube à festa. Criou-se uma âncora negativa entre o clube e a festa, pois não consigo lembrar do clube sem lembrar das experiências ruins que vivenciei por lá. Tudo graças ao Réveillon Costa Brava.

Clube Costa Brava

Extras
Muitas pessoas veem se manifestando em relação ao evento desde o dia 01/01/13 até aqui. E a manifestação foi tão grande que a produção excluiu sua página do Facebook, mantendo apenas um perfil que não interage com seus amigos.

Pessoas que se sentiram lesadas falam em processo coletivo contra o Réveillon Costa Brava 2013, outras criaram montagens relacionadas ao que experienciaram no evento, outras partiram para o Reclame Aqui! E eu, que inaugurei a coluna Tudo Pelo Cliente, com uma experiência de serviço que inaugurou a minha entrada de ano, e a de outras muitas pessoas que não acreditam mais na marca Réveillon Costa Brava.