Etapas do Processo Criativo: Análise e Síntese

Após as etapas de levantamento de dados da fase de Imersão e Pesquisa, os próximos passos são análise e síntese das informações coletadas. Para tal, os insights são organizados de maneira a obter-se padrões e a criar desafios que auxiliem na compreensão do problema.

Cartões de Insights

São reflexões fundamentadas em dados reais das Pesquisas de Campo e Entrevistas, realizadas na fase de imersão e pesquisa, transformadas em cartões que facilitam a rápida consulta e o seu manuseio. Geralmente contém um título que resume o achado e o texto original coletado na pesquisa juntamente com a fonte. Além disso, podem ter outras codificações (como o local de coleta, momento do ciclo de vida do produto/ serviço ao qual se refere etc.) para facilitar a análise e síntese.

Diagrama de Afinidades

O Diagrama de Afinidades é a organização e agrupamento dos Cartões de insights com base em afinidade, similaridade, dependência ou proximidade, gerando um diagrama que contém as macro áreas que delimitam o tema trabalhado, suas subdivisões e interdependências. Este diagrama é muito usado para reunir grupos de dados dispersos ou organizar grupos confusos de dados, quando as idéias formam um caos, quando o tema é muito grande, ou muito complexo, o diagrama de afinidades pode comportar-se como um “mapa geográfico”. É uma ferramenta exploratória e pode mostrar como um grupo de pessoas entende um problema ou um fato desconhecido.

Mapa Conceitual

É uma visualização gráfica, construída para simplificar e organizar visualmente dados complexos de campo, em diferentes níveis de profundidade e abstração. Seu objetivo é ilustrar os elos entre os dados e, assim, permitir que novos significados sejam extraídos das informações levantadas nas etapas iniciais da fase de imersão, principalmente a partir das associações entre elas.

Mapa de Premissas

O Mapa de Premissas é um elemento chave da fase de Análise e Síntese pois apresenta diretrizes balizadoras para o projeto, evidenciando aspectos que não devem ser perdidos de vista ao longo de todas as etapas do desenvolvimento das soluções. Surgem da análise dos dados coletados, do escopo determinado para o projeto e do direcionamento sugerido pelo cliente. Servem como base para a determinação dos limites do projeto e do seu verdadeiro propósito. As premissas devem estar sempre presentes durante o desenvolvimento de um projeto porque parametrizam e orientam as soluções, evidenciando sua adequação ao escopo que deve ser respeitado; e são guardadas para definição neste momento justamente para que sejam destacadas ao conhecer os usuários/clientes do serviço, produto ou experiência.

Service Blueprint

Concluindo a fase de Análise e Síntese, é gerado o Service Blueprint, que é uma matriz visual que representa de forma objetiva, o complexo sistema de interações que caracterizam uma prestação de serviços. Nessa representação, são mapeados os diferentes pontos de contato do serviço, ou seja, os elementos visíveis e/ou físicos com os quais o cliente interage; as ações do cliente e de toda a interação com a empresa desde as operações visíveis até aquelas que ocorrem na retaguarda, e que tipos de recursos suportam a operação. Saiba mais.

 Imagem que apresenta um gráfico de análise e síntese

Quer conhecer mais?

Excelente! Entre em contato, comece a pensar fora da caixa e gere inovação para o seu negócio e para os seus clientes.

Escreva para mim »