Ergonomia nos transportes públicos!

Olá pessoal!!

Hoje falaremos de como Design pode contribuir para a qualidade de vida das pessoas na sociedade. O pincípio da Ergonomia.

Muitas vezes quando entro em um ônibus no RJ e vejo o “meu lugar” ocupado já bate um desânimo e a vontadade de dar meia volta e esperar o próximo….. Me refiro aquele que é o primeiro lugar ao passar da roleta do cobrador.. Mas por que essa neurose? Porque aquele lugar tem a maior distância de uma banco para o outro na relação frontal.

Vejamos: Um homem com  1.90m (eu), uma altura considerável e acima da média nacional (mas os estudos hoje provam que daqui uns anos não será tão acima da média), precisa naturalmente para ter uma postura confortável e adequada a sua saúde física se enquadrar em um projeto otimizado para ese bem estar, ou seja, quando este homem se acomoda em um assento do ônibus e o mesmo não possui uma distância apropriada para o assento da frente o que acontecerá? Seus joelhos podem ficar bem acima do seu quadril, seus joelhos podem forçar contra o assento da frente, causando dor e naturalmente desconforto e possíveis problemas futuros se isso for uma rotina..

A maioria da viações e companhias de transporte público rodoviário não partem de projetos bem estruturados para a otimização do bem estar humano.
Falta verba? Não sei. Falta respeito? Não sei.  Não quero tacar lenha na fogueira, mas sei que falta Ergonomia, e que neste caso é bem clara: projetos que visam a qualidade de vida em transportes públicos devem ser planejados para o corpo do maior homem e da menor mulher, a fim de que todos tenham um mínimo de qualidade, e respeito….

Um bom exemplo de reforma ergonômica é o Metrô Rio. Recentemente devido a sua lotação exacerbada, a companhia adotou um novo projeto de interior de seus vagões. O redesign dos vagões (algumas estações também estão sendo reformadas e em breve todas seguirão o mesmo padrão visual) adotou uma disposição dos assentos de forma que há um maior (bem maior) espaço interno. As barras para os passageiros se segurarem foram estratégicamente reposisionadas para que haja menos concentração de pessoas em um determinado local do vagão.

A decoração do estofado  dos assentos, as cores, os vinis nas paredes do metrô, tudo também segue a nova identidade visual que foi adotada e eu digo com certeza absoluta, o metrô rio hoje possui uma “cara mais feliz”. A lotação e o desconforto geram irritação nas pessoas. O metrô rio resolveu o problema do desconforto, claro que em partes.. ainda há o que ser feito, e resolveu o problema de irritação das pessoas, mas como é de praxe: cada um tem que fazer a sua parte né! Hoje os passageiros podem viajar com segurança, comodidade e “mais felizes”. Um bom planejamento estratégico e um bom projeto de ergonômico. E naturalmente um bom projeto de branding…Afinal, acredito eu não seja o único que está falando sobre…

Planejamento estratégico visual que objetiva solucionar uma necessidade baseado em um target a fim de que colabore para um mundo melhor.. Isso é Design..
Design existe para solucionar problemas na minha vida, na sua vida.. Design existe para tornar as nossas vidas melhor!

Abs,

L.A. LAKERS NBA CHAMPION 08-09!

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>