As métricas da era digital – Web 2.0

Olá a todos, gostaria de me desculpar por não poder postar o release do segundo e último dia do evento Perspectivas, e naturalmente há uma explicação para não tê-lo feito.. Participei de uma reunião importante durante a tarde e que se estendeu à noite, e somado ao caos na cidade do RJ por causa da chuva, não consegui chegar a tempo para o evento, o que é uma pena.

Mas para não perder a viagem, trago um “Raio X” da web no Brasil. É um artigo que eu já havia publicado em outro blog, mas resolvi atualizar seus dados e publicá-lo para vocês. Vamos lá…

Esse artigo tem por finalidade apresentar estatísticas, quanto ao uso de plataformas de comunicação online, o tempo gasto (ou melhor, investido) por usuários em navegação, e números gerais referentes às atividades online principalmente no Brasil, que consequentemente nos mostram o que tende a ser o ambiente online em um futuro não muito distante; com foco em experiências de navegação ricas, colaborativas e que estimulam cada vez mais a convergência de mídias, principalmente as sociais. Seguem os dados:

• No Brasil, o investimento em publicidade online cresceu 31,85 % enquanto nos EUA o crescimento foi de 37%. (2009-2008)

• O brasileiro navega em média 44 minutos/mês, liderando o tempo de uso da Web no mundo. Seguido por Estados Unidos, Reino Unido e França.

• Em 2009, o que mais cresceu, foram as aplicações educacionais como educação a distância, moodle, entre outros. Acompanhado da explosão das redes sociais que já ultrapassaram a maior atividade da web no mundo que antes era a pornografia.

• O número de internautas do Brasil é maior do que a população de vários países e já atinge a média de 70 milhões, representado algo em torno de 36% da população brasileira. Em 2008 esse número era de 40 milhões.

• De cada 10 pessoas das classes AB, 7 são internautas.

• Uma análise da consultoria norte-americana Alterian, com 1.068 profissionais de marketing dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia, apontou que 66% dos anunciantes investirão em mídias sociais em 2010.

• No Brasil, 80% dos internautas interagem em alguma rede social.

• 96% dos jovens internautas interagem em alguma rede social.

• O Live Messenger conta com aproximadamente 300 milhões de contas. 50 milhões apenas no Brasil. (atualizado)

• Se o Orkut fosse um estado Brasileiro, ele teria a maior população do país e teria um número de habitantes maior do que a Argentina inteira.

• Ainda no contexto das redes sociais, os brasileiros são a segunda maior audiência do Youtube.

• Anos para atingir 50 milhões de usuários: Rádio – 38, TV – 13, Internet – 4, iPod – 3. O Facebook levou menos de 9 meses para atingir a marca de 100 milhões de usuários cadastrados.

• Se o Facebook fosse um país, seria o 3º mais populoso do mundo. (atualizado)

• 80% dos brasileiros levam em consideração a opinião publicada por seus pares na internet antes de comprar um produto ou serviço.

• O Brasil é o 4º país onde mais se lê blogs.

• Atividades em redes sociais:

Atividades na Web

• 25% do que se busca na internet sobre as 20 maiores marcas do mundo são conteúdos gerados por internautas.

• O Brasil tem mais de 175 milhões de celulares, o que leva o país a contar com 91,33 acessos para cada 100 habitantes, sendo 82,62% pré-pagos.

• Na região Centro-Oeste a teledensidade é a maior do Brasil, 109,95 celulares para cada 100 pessoas, seguida pela região Sudeste, com 103,29.

• Nos próximos seis meses, 70% dos brasileiros pretendem comprar um celular ou trocar o que já têm. Tendo como tíquete médio para compra o valor de R$ 492,00 (40% superior aos R$ 351,00 previstos para 2009 e superior ao tíquete médio para a América Latina, R$ 356,00) e como modelo mais desejado pelos consumidores, o Touch Screen, 23% das intenções de compra.

• Outro dado relevante do estudo é a rápida aceitação dos smartphones no mercado nacional, que já conquistaram 19% dos usuários, em contrapartida dos 16% do ano passado. O índice é superior a países da América Latina como Argentina (9%), Colômbia (7%), Guatemala (6%) e México (8%).

• O número de mensagens de texto transmitidas todos os dias excede a população do planeta.

• Em 2008 12 milhões de PC’s foram vendidos no Brasil, o que é exatamente toda a população de Tokyo.

• 47 milhões de laptops foram comercializados no mundo no ano passado.

• A previsão é de que as vendas de produtos e serviços online atingam R$12,8 bilhões em 2010.

• 2,7 bilhões de perguntas são feitas ao Google a cada mês.

• A internet conta com 1.73 bilhões de usuários do mundo todo.

• 10 Sites mais visitados no Brasil:

1. Google.com.br
2. Orkut.com.br
3. Google.com
4. Universo Online
5. Live.com
6. Youtube
7. Globo.com
8. Orkut.com
9. Blogger
10. MSN.com

Fonte: Ibope Nielsen/NetRatings/Alexa

Bom, essas são algumas das atividades dos usuários e seus números na rede. Agora cabe a nós enxergar as possibilidades de negócios que essas atividades devem gerar em futuro próximo. Lembrando que não há um consenso sobre quais métricas serão importantes no futuro, mas sim que esses números não param de crescer e que as possibilidades existem.

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>