25 “P”s das Mídias Sociais

Semana passada eu escrevi um artigo sobre o Consumidor 3.0, onde sob minha visão, apresento o 5º P do Marketing: Pessoas. Sem pessoas, não há interações, não há Produto que venda, Praça eficiente, Preço que justifique o consumo e Promoção que se sustente.

Navegando pelo Social Media Today eu encontrei um artigo de Ky Ekinci, que eleva os 5 P’s do Marketing para uma grandeza de 25 P’s. O Artigo, se refere a esse conjunto de P’s como elemento fundamental do “Novo Marketing” ou “The Social P’s”, alegando que no contexto das Mídias Sociais Digitais – potencializadas pela Web 2.0 – não há mais monólogo e sim, diálogo, e este é de todos para todos, o que justifica a criação de mais P’s.

Confira abaixo os 25 P’s das Mídias Sociais:

  • Provide (Forneça): Algo de valor…
  • Productize (Pois é, uma nova palavra): Torne sua oferta fácil de ser compreendida.
  • Promote (Promova): Seu produto, serviço, negócio, seus eventos, notícias, etc (mas sem exageros).
  • Personalize (Personifique-se): Mostre para os usuários o seu verdadeiro “eu”.
  • Participate (Participe): Interaja e se engaje com seus seguidores ou amigos.
  • Play (Divirta-se): Vá com calma, relaxe! Nem tudo é estratégia…
  • Pace (Tenha ritmo): Não exagere em nada.
  • Protect (Proteja): Proteja sua marca, sua empresa, seus serviços e funcionários.
  • Plan (Planeje): Pois é, as coisas só acontecem quando há planejamento.
  • Propel (Impulsione): Inicie diálogos, extraia o melhor das pessoas a partir da comunicação.
  • Pamper (Mime): O usuários reconhecem, colaboram, e dão crédito àqueles que merecem.
  • Partake (Interaja): Responda as perguntas, participe em discussões / conversas.
  • Peer (Iguale-se): Não subestime os usuários com base em seus seguidores.
  • Petition (Preze): Por inovação, por amigos e por conteúdo qualificado.
  • Penetrate (Penetrar): Em todos os aspectos / canais / situações relevantes.
  • Patrol (Vigie): Monitore seus canais sociais e gere conteúdo sobre afirmações ou conversas sobre seu nicho.
  • Perform (Realize): Faça acontecer! Just do it!
  • Persist (Persista): Não desista.
  • Predict (Profetize): Pense no amanhã…
  • Pioneer (Seja um pioneiro): Seja diferente, tente práticas diferentes.
  • Practice (Pratique): Não tenha medo, a prática leva à perfeição; aprendizados esperam por você!
  • Propose (Sugira): Sugira ideias, peça colaboração.
  • Punctuate (Seja pontual): Não tenha medo de repetir determinados conteúdos, mas cuidado para não ser visto como Spammer.
  • Pursue (Persiga seu ideal): Seja persistente – se engaje, seja um bom ouvinte.
  • Pay Attention (Preste atenção): Nos alphas da comunicação, formadores de opinião, em tendências, na concorrência e nos clientes.

Eu sinceramente acho que esses 25 P’s estão mais para um grupo de orientações que favorecem boas práticas nas redes sociais. Mas e vocês! Concordam com Ky Ekinci?

Comments (1)

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>